O programa Prontos pro Mundo levará 1 mil estudantes para intercâmbio fora do país.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a expansão do programa Prontos pro Mundo e, a partir de agora, alunos da rede municipal de educação também poderão concorrer a vagas de intercâmbio estudantil. Além de escolas estaduais, o programa passa a contemplar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais. A primeira etapa de seleção para o Prontos pro Mundo se dá pela avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e com um bom desempenho na prova do Saresp, o aluno passa para a fase seguinte, que é a de realização de um curso de inglês. Os melhores colocados estarão elegíveis para uma vaga de intercâmbio estudantil.
“O estudante não tem custo nenhum. Pelo contrário, o Estado custeia tudo: passagem, hospedagem e despesas lá fora. O estudante passa de três a quatro meses estudando inglês”, explica Vinicius Neiva secretário executivo. Além disso, itens como documentos pessoais (passaporte, visto), aulas e traslados serão cobertos. O Governo do Estado de São Paulo também cede um enxoval de roupas para os alunos.
A cada ano, a Educação do Estado de São Paulo levará 1 mil estudantes para intercâmbio fora do país. Os participantes do Prontos pro Mundo têm como destino países de língua inglesa, como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. O processo de seleção para a próxima turma do intercâmbio começa em novembro, com a realização do Saresp.
Tags: estado de são paulo, estuantes