Rodrigo Santos Andrade share
Comissão aprova a inclusão de medicamentos para autistas na Farmácia Popular
visibility comment0 event maio 25, 2025 timer 18:59

A comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui no programa Farmácia Popular do Brasil os medicamentos essenciais ao tratamento do transtorno do espectro autistas (TEA).


Olhares que Constroem: A Criança Autista das Teorias, das Intervenções e das Famílias

R$ 44shopping_cartComprar

Kit 2 Pins Bottons Emborrachados Autismo Autista concientização

R$ 10.25shopping_cartComprar

Ads

O Projeto de Lei 4436/24, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), estabelece que os estabelecimentos credenciados ao Farmácia Popular deverão oferecer: medicamentos para comorbidades associadas ao TEA, como insônia, hiperatividade, ansiedade e agressividade; e outros medicamentos recomendados por médicos especialistas no tratamento do transtorno.

Deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

O projeto prevê que a lista de medicamentos deverá ser constantemente revisada para incluir novas terapias mais eficazes, cabendo ao Ministério da Saúde regulamentar a atualização dos remédios conforme a comprovação de necessidade.

A inclusão das medicações, segundo Prates, garante o acesso equitativo a tratamentos essenciais, promove a adesão terapêutica, alivia o impacto financeiro sobre as famílias e melhora a qualidade de vida e o prognóstico de uma parcela significativa da população. O programa Farmácia Popular do Brasil oferece medicamentos gratuitos e com desconto.

No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

insert_comment
person
email
insert_link